Qual papel do empreendedorismo feminino?

O empreendedorismo feminino é algo que merece cada vez mais atenção, devido ao fato de trazer diversas mudanças no país. As mulheres começam a ocupar novos espaços na sociedade, e o empreendedorismo é um deles.

Empreendedorismo feminino

O empreendedorismo feminino são os negócios criados e gerenciados por mulheres. A liderança feminina aumenta o espaço e a visibilidade das mulheres, derrubando várias barreiras sociais.

Nos negócios com um ambiente de negócios mais masculino, as mulheres se deparam com muitas dificuldades para conseguir sucesso e serem reconhecidas. Mas, quando encaram os desafios, mostram sua posição e se impõe no mercado de trabalho, e traz um novo cenário de mudanças. Isso acaba proporcionando uma expectativa bem positiva, mostrando outros aspectos que não eram vistos.

O empreendedorismo feminino confronta o empreendedorismo tradicional, que é liderado pelos homens e suas próprias regras e definições de sucesso. Ao estimular uma maneira diferente de pensar sobre os negócios, com as mulheres conquistando o protagonismo e um maior espaço.

Empreendedorismo feminino no Brasil

As mulheres começaram a entrar de forma efetiva no mercado de trabalho durante a revolução industrial, porque começou a faltar mão de obra. No Brasil, as mulheres começaram a ter maior presença no movimento sindical da década de 1980, sendo que em 1988, a Constituição Federal trouxe uma igualdade de direitos, em relação aos homens.

Apesar dos problemas, com o passar do tempo, as mulheres vêm se tornando líderes de alguns setores da economia brasileira.

Desafios para mulheres

Mesmo com o avanço ao longo dos anos, ainda existem muitos aspectos a serem mudados. Além do preconceito, alguns dos desafios são com a autoconfiança e o medo, que vem do tradicional modelo masculino da sociedade. Para ultrapassar as barreiras profissionais, as mulheres têm unido as questões comportamentais com as técnicas, para se sentirem mais seguras e preparadas para serem gerenciadoras de sucesso.

Mesmo com intimidação e falta de maior conhecimento do mercado sobre certas propostas ou projetos, as mulheres vão se associando e aumentando os seus espaços ativamente de forma responsável.

Elementos positivos do empreendedorismo feminino

O empreendedorismo feminino ajuda a impulsionar a economia, criando várias vagas de empregos. Os atributos que as mulheres vão manifestando de forma natural da infância até a idade adulta acabam se tornando uma base para desenvolver as habilidades que são necessárias para uma boa liderança.

As mulheres fortes usam lógica, determinação e força, junto de sua intuição feminina e sua capacidade de conexão emocional. Algumas dessas qualidades são:

Maior capacidade de escutar

As mulheres que lideram escutam com maior facilidade quando alguém fala alguma coisa importante. As empreendedoras gostam de ouvir o que o outro tem a dizer.

Colaboração

A maioria das mulheres adoram realizar trabalhos em grupo. Elas possuem grande facilidade em trabalhar partilhando ideias para encontrar soluções que sejam acertadas em todos os processos envolvidos.

Maior disponibilidade

Elas possuem uma maior tendência de ficarem acessíveis não só fisicamente, mas, também ter a mente e o lado emocional mais abertos, devido ao seu instinto maternal e vontade de cuidar dos outros.

Foco no crescimento pessoal

As mulheres gostam de ler e aprender sempre mais, ficando mais atentas e interessadas ​​em achar formas de aperfeiçoar continuamente suas habilidades pessoais.

Motivação

Naturalmente, as mulheres são líderes que sempre procuram motivar as pessoas a entrarem de forma entusiasmada, usando palavras de encorajamento e de agradecimentos por cada trabalho bem feito.

Poder do empreendedorismo feminino

O empreendedorismo feminino é um ótimo meio de fazer transformações dentro da sociedade. Ele é muito importante conforme ele ultrapassa o tradicional e se transforma em um movimento que dá força e levantam questões ligadas ao universo feminino.

As mulheres possuem uma capacidade natural para o empreendedorismo, pois veem o mundo de um jeito diferente dos homens. Isso proporciona uma nova visão, e as empresas gerenciada por elas estão desempenhando um papel mais ativo na sociedade.

O empreendedorismo feminino é uma oportunidade de trazer a luz elementos ligados às mulheres, mas que podem ser encontrados em qualquer um e que são essenciais para um gerenciamento mais efetivo e modificador.

A presença de mulheres no mercado de trabalho colocou em evidência habilidades importantes para a administração, como a intuição, colaboração, solução de conflitos, sensibilidade, empatia e inteligência emocional. Além disso, as mulheres tendem a mostrar mais estabilidade e equilíbrio emocional mesmo nos momentos de dificuldades e pressões.

Independentemente de ser homem ou mulher, ter sucesso no empreendedorismo é um grande desafio, que precisa de um grande comprometimento e muita motivação. Uma grande medida para as mulheres empreendedoras é ter as pessoas certas para trabalharem junto.

O sucesso depende do trabalho em equipe, em que cada um faz a sua parte.  Ele é necessário para um negócio de sucesso, onde todos oferecem o melhor de si sempre.

O empreendedorismo feminino cria um espaço mais rico e com maior diversidade. 

Redação: Gabriele Ferreira


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Bloqueado Para Copia