9 dicas para ter uma carreira de sucesso

1 – Proatividade

Principalmente quando estamos sem trabalho, não devemos perder qualquer oportunidade. Por isso, sempre corra atrás, entregue currículos, fale com pessoas que possam auxiliar na busca, entre em contato com empresas.

Muitas vezes o sucesso vem com a insistência e a proatividade, colocando-se à disposição.  

Nunca fique esperando para que alguém peça para fazer algo. Quando sabemos o que precisa ser feito e se adiante e faça. Demonstre que está interessado e que está prestando atenção no que ocorre em sua volta. Isso vai ajudá-lo a ser um profissional que é sempre necessário.

2 – Sacrifícios

Nenhuma pessoa começa de cima com o melhor cargo e vai ganhar menos do que deseja. Início poucas pessoas tem condições de ir para o trabalho com um carro próprio ou ir comer em bons restaurantes todos os dias. Não adianta. Para que você possa conquistar algo, terá que abrir de mão do conforto para alcançar os seus sonhos.

Nunca fique sentindo pena de si mesmo, pois não pense que você é a única pessoa que faz sacrifícios. Isso é uma parte da caminhada e que é uma das fases para um futuro melhor.

3 – Networking

Faça a sua própria rede usando contatos, procurando por profissionais da sua área. Entre em grupos das redes sociais que estão ligadas ao seu setor. Vá a eventos, participe de palestras, conferências, workshops e fóruns.

Interaja com outras pessoas e troque suas experiências e conhecimentos, sendo que pode aparecer alguma oportunidade de trabalho. Mas os contatos devem ir além do trabalho e é preciso estabelecer boas relações e passar mensagens positivas para as outras pessoas.

4 –Crescimento contínuo

Para alcançar o sucesso, é necessário estar sempre procurando por um constante desenvolvimento pessoal e profissional. Nunca deixe de estudar, procure por cursos para fazer, que estejam de acordo com sua profissão. Descubra se há treinamentos oferecidas pela empresa que trabalha. Seu desenvolvimento vem da junção do aprendizado técnico com a evolução comportamental.

5 – Ser mais colaborativo e resiliente

Esteja disposto a trocar ideias e o conhecimento que vai adquirindo. Ajude a contribuir de alguma forma na empresa e pratique a sua resiliência. A resiliência é a habilidade de uma pessoa em conseguir atravessar os obstáculos em seu caminho, resistindo às dificuldades que vem nos momentos de estresse e mantendo o equilíbrio do lado emocionalmente e o ânimo.

6 – Encare a novas responsabilidades

Existem vezes em que o chefe pode não dar a oportunidade para que você possa demonstrar o talento. Para ajudar com isso, há algumas ações que são mais complexas e que podem ser colocadas em prática, com uma maior responsabilidade. Ao encarar esse tipo de situação e cumpri-la com eficiência, você mostra uma maior maturidade, que vai ajudar a conseguir o sucesso profissional que merece.

A partir do momento em que se sentir preparado, poderá chamar a responsabilidade para você e falar com seu chefe para mostrar que pode cuidar de certas tarefas, e ter uma forma de pedir um voto de confiança.

7 – Valor

Não reconhecer o seu próprio valor é algo ruim. Você não deve ter medo de assumir as suas qualidades e apresentar os seus diferenciais que lhe torna uma pessoa única. Não é ter o ego inflado e sair por aí se gabando em todos os lugares, mas sim de poder argumentar no momento em que estiver em algum tipo de condição de trabalho injusta, como um salário muito baixo, por exemplo. Para ter sucesso é necessário saber qual é o seu valor.

Também, procure ficar longe de tudo que possa prejudicar. Existem pessoas que gastam o seu tempo falando sobre coisas que não estão relacionados com o trabalho e criando intrigas. Nada disso vai atrair coisas boas. Por isso, fique perto daqueles que irão influenciar positivamente a sua vida.

8 – Ser bom consigo mesmo

Estabelecer uma carreira de sucesso não é algo fácil, precisa de perseverança e ser uma pessoa melhor consigo mesma. Nunca se esqueça de ter os seus momentos de lazer, divertindo-se com as atividades que fazer com que se senta bem.

Faça uma lista que ajude a enumerar todas as vezes em que saiu bem e os seus pontos mais fortes. Dessa forma, quando os pensamentos negativos começarem a surgir, procure colocar em sua mente pensamentos positivos sobre si mesmo e perceba do que é capaz.   

9 – Metas e objetivos profissionais

Todas as pessoas que desejam alcançar o sucesso devem estabelecer os seus objetivos e construir metas que ajudem a alcançá-lo. É essencial definir aonde deseja chegar com sua vida profissional. Procure construir metas para curto, médio e longo prazo, trabalhando com afinco para conseguir aquilo que quer.

Mas é preciso que entenda que essas metas precisam ser reais e se encaixarem naquilo que pode fazer. Nunca determine algo que esteja fora do seu alcance.

Redação: Gabriele Ferreira


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Bloqueado Para Copia